Breve história do vegetarianismo
Você já reparou como o vegetarianismo, muitas vezes, é visto como algo recente, uma moda passageira ou até mesmo uma tendência da “nova geração”? Mas, na verdade, essa filosofia alimentar vem sendo discutida desde antes de Cristo!
10/12/20252 min read


Na Europa, o primeiro registro sobre o vegetarianismo vem do século VI a.C., com os órficos, um grupo religioso grego que proibia o consumo de carne, o sacrifício animal e os produtos de origem animal.
Foi também nesse período que Pitágoras (sim, o mesmo do famoso teorema da matemática) desenvolveu o chamado “estilo de vida pitagórico”, tornando-se o pai do vegetarianismo ético. Por isso, que até o século XIX, quem não comia carne era chamado de “pitagórico”. Ele realmente foi uma referência nesse âmbito, sendo ativista mesmo nesta época tão remota.
"Enquanto os homens continuarem a ser os destruidores de seres vivos inferiores, eles nunca conhecerão saúde ou paz. Enquanto os humanos massacrarem os animais, eles matarão uns aos outros". - Frase supostamente dita por Pitágoras.
Quando ouvimos falar de Pitágoras, logo pensamos em números e fórmulas, mas ele defendia uma alimentação sem carne por três grandes razões: espiritualidade, saúde e responsabilidade ecológica. E ele não estava sozinho: filósofos como Platão e algum dos seus seguidores também seguiram esse estilo de vida, não de forma tão ativa como Pitágoras, mas tratavam de temas que defendiam o respeito aos animais.
Ou seja, os gregos antigos acreditavam que o cuidado com o bem-estar animal seria capaz de educar os humanos sobre o humanitarismo. Além disso, entendiam que os alimentos de origem vegetal eram capazes de “purificar a alma”, ou seja, havia uma questão energética e filosófica envolvida para além do bem estar animal.
As primeiras sociedades vegetarianas surgiram na Inglaterra em 1847, nos Estados Unidos em 1850 e na Alemanha em 1867.
No Brasil, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) foi criada apenas em 2003, mas desde então o vegetarianismo cresce cada vez mais. Inclusive aproveito este espaço para divulgar o site da SVB, que tem diversos conteúdos gratuitos, como ebooks, receitas e notícias. (https://svb.org.br/).
Nas últimas décadas, a nutrição centrada em alimentos de origem vegetal tornou-se um campo de investigação formal, de modo que os avanços científicos transformaram a compreensão sobre o papel das dietas vegetarianas na saúde humana.
A história prova que o vegetarianismo SEMPRE esteve presente, seja por filosofia, ética ou saúde. Mas em 2025 existe um diferencial, tem uma Nutricionista vegana pronta para te ajudar haha, prazer Luísa! Vai ser uma honra te auxiliar a se alimentar melhor, com mais ética e consciência sem abrir mão da praticidade e da saúde. Afinal a sua causa também é a minha, estamos juntos!
Fontes: Veganos na Antiguidade | A História do Veganismo - Emily Moran - (BiteSizeVegan.org - https://bitesizevegan.org/vegans-in-ancient-times-the-history-of-veganism-part-one/) / Livro Nutrição e Alimentação Vegetariana - Tendência e estilo de vida. Pág 9. (Sonia Tucunduva Philippi)

